1Eu terei acesso direto à Dra. Amanda?
Sim, claro! Esse é o objetivo do plano, o tratamento pessoal.
2Quando será a nova abertura de vagas?
A primeira abertura para inscrições ocorreu em novembro de 2019. Em abril deste ano, principalmente em respeito aos médicos que estavam na lista de espera desde novembro/2019 e aos médicos da linha de frente do combate ao COVID (cada dia mais exposto a situações inéditas e sem amparo para evitar responsabilização), a Dra. Amanda fez uma abertura discreta (informou apenas nos stories, não divulgou em mais nenhum lugar, nem mesmo no feed). Atualmente, a fila de espera já superou o número de inscritos para a próxima abertura de vagas, que está prevista para novembro/2019. Entretanto, devido à excepcionalidade do período em que estamos vivendo, estão sendo apresentados, pela nossa equipe, à Dra. Amanda, grupos de clientes que estão determinados a participar do plano neste momento, para aprovação.
3O que eu preciso fazer para a Dra. Amanda aprovar o meu perfil?
Primeiramente, você precisa conhecer, gostar e confiar no trabalho dela. O plano é feito para médicos que querem se resguardar, querem atuar da melhor forma possível na medicina, querem estar tranquilos quanto à sua atuação, em paz. Em segundo lugar, você precisa ter real interesse em participar do plano. Nós não “seguramos vagas” para ninguém, se você está realmente com o objetivo de participar, será muito bem recebido(a), mas se você ainda tem dúvidas, quer pensar, aguarde a próxima abertura de vagas.
4É possível contratar apenas a Assistência Jurídica?
Sim. O que não é possível é contratar somente o seguro, isso porque nós somos um escritório de advocacia, não “vendemos” seguro, apenas intermediamos a contratação para você. “Intermediar a contratação” significa negociar valores, analisar as propostas, analisar os termos, filtrar os resultados e apresentar para você as melhores opções.
5É possível contratar apenas a Assistência Jurídica agora e depois, se eu mudar de ideia, contratar também o seguro?
Sim. Fica ao seu critério.
6O que está incluso na assistência jurídica?
A assistência inclui suporte, ou seja, orientações jurídicas sobre a forma mais segura de atuar e sobre a produção de provas para um eventual processo judicial, apoio na confecção de prontuários, elaboração de pareceres, respostas a e-mails de clientes ou diretores de hospitais; elaboração de termos de consentimento informado e outros documentos que se fizerem necessários ao exercício da medicina; acesso a vídeos exclusivos feitos pela Dra. Amanda; acesso a comunicados referentes às alterações nas normas aplicáveis aos médicos (CRMs, CFM, Ministério da Saúde, etc.); contato 24h diretamente com a Dra. Amanda, em caso de urgência.
7Se eu tiver um processo em andamento no momento da contratação, ele estará incluso? A Dra. Amanda passará a atuar neste processo?
Não. A Assistência Jurídica NÃO inclui nenhum tipo de atuação processual. Assim, caso seja necessária, a atuação processual deverá ser contratada a parte. O seguro, se contratado, poderá cobrir os honorários para atuação processual. Se você não tiver seguro, não se preocupe, os clientes do plano têm condições especiais para contratação do escritório para qualquer demanda.
8Se eu tiver um processo em andamento no momento da contratação, o seguro dará cobertura a esse processo?
Não. O contrato de seguro é um contrato de risco, ou seja, a seguradora garante apenas eventos ocorridos durante a vigência da apólice. Compare com um seguro de carro, por exemplo, você sabe que, se você bater o carro e, para não pagar os danos, tentar contratar um seguro, este, obviamente, não cobrirá a batida que já ocorreu. Assim como não é possível contratar um seguro de vida, depois que o segurado já morreu. Do mesmo modo, se você está contratando um seguro de responsabilidade civil, ele somente cobrirá os processos originados de eventos ocorridos durante a vigência da apólice.
9Há retroatividade da cobertura securitária? Ou seja, o seguro cobre um processo que esteja discutindo um suposto “erro médico” ocorrido antes da vigência da apólice?
Não. Aqui cabem os mesmos comentários da pergunta anterior. Todo contrato de seguro é um contrato de risco, portanto, não há cobertura de eventos anteriores à contratação. (Vide resposta da pergunta acima).
10Quais despesas a cobertura abrange?
A cobertura securitária abrange honorários advocatícios, honorários de assistentes técnicos, honorários do perito judicial e, em caso de perda do processo: custas processuais, a condenação (indenização) e honorários de sucumbência ao advogado do autor, limitados ao valor da cobertura escolhida.
11Se houver um processo, eu recebo de uma vez o valor total da cobertura?
Não. A cobertura “funciona como uma conta corrente”, a medida em que forem sendo necessárias as despesas, os valores vão sendo disponibilizados pela seguradora, no limite da cobertura contratada. Assim, se você contrata uma cobertura de 200mil, e, com despesas processuais (advogado, assistente técnico, perito oficial, etc.) gasta cerca de 40mil, sobrará 160mil para pagar a condenação (que abrange a indenização, os honorários sucumbenciais devidos ao advogado do autor e as custas processuais), se a condenação for superior a isso, você terá que completar com o pagamento do valor excedente. Além disso, se você tiver outro processo na vigência da mesma apólice, no CRM por exemplo, os valores gastos com esse processo também poderão ser abatidos do restante que sobrar da cobertura.
12Posso contratar um valor de cobertura hoje e depois alterá-lo aumentando ou diminuindo?
Sim!
13A Dra. Amanda atua na minha cidade?
Sim. A Dra. Amanda atua em qualquer lugar do país.
14Há benefícios para renovação do plano?
Sim!!! As primeiras renovações ocorrerão em novembro deste ano, assim, quando estiver mais próximo, divulgaremos os benefícios, mas tem já muita coisa boa preparada para vocês.
15Quais são as formas de pagamento?
À vista com 10% de desconto (valor referente a um ano), via boleto bancário; ou parcelado (12x), via boleto bancário ou cartão de crédito.
16Qual é o período de vigência do contrato? Há multa para cancelamento?
O contrato tem vigência de um ano. Não há multa para cancelamento, apenas há multa para descumprimento contratual, por exemplo, inadimplência. Se você tiver interesse em cancelar, basta nos informar que faremos a rescisão sem problema algum.